ATPV-e


O que é ATPV-e?




O ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) é o novo documento que possibilita a alteração do proprietário de um veículo. Disponível tanto de forma digital quanto em versão física no papel A4, seguindo a resolução 809 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), até janeiro de 2021, era conhecido como DUT (Documento Único de Transferência).


Com a digitalização do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em 2020, o ATPV seguiu o mesmo caminho para proporcionar facilidade aos condutores.


Qual a finalidade do ATPV?

Apesar de sua abreviação sugerir autorização para transferência, o ATPV é, na verdade, um meio de comunicar ao Detran estadual a venda do veículo, indicando o novo proprietário. Isso assegura que a transação de compra e venda de automóveis seja realizada de maneira adequada e aprovada pelos órgãos de trânsito.


Mas e o DUT?

Antigamente, o DUT era impresso em papel moeda, acompanhando o CRV (Certificado de Registros do Veículo), também conhecido como documento de rodagem. Substituído pelo ATPV-e para modernização e prevenção de perdas, agora é exclusivamente digital.


Vale ressaltar que, se o seu veículo ainda possui o DUT, não é necessário substituí-lo pelo ATPV-e, pois continuará válido até a próxima venda do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maio Amarelo: Ofereça Segurança aos Seus Clientes com a Comunicação de Venda

Neste Maio Amarelo, a segurança no trânsito é mais importante do que nunca, especialmente para concessionárias como a sua. Uma das formas de...