Veja o que mudou nas Leis de Trânsito em 2024.
O ano iniciou com novas regras para a indústria automotiva. Desde Janeiro, todo carro vendido no Brasil foi obrigado a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.
Há ainda uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.
As regras são válidas para os novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
Também há mudanças que impactam o consumidor comum como:
Controle de estabilidade (ESP)
O controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.
O equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pistas escorregadias.
Luz diurna de rodagem (DRL)
A luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para todo carro produzido no Brasil.
O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais visível em outras situações. Durante a noite o DRL não vale como farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.
Fonte: Autoesporte
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